Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública participa de Mutirões de Execuções Penais no sistema penitenciário do Estado.

    Publicado por DPPE
    há 15 anos

    Neste semestre de 2009, já é o segundo Mutirão na área de execuções penais que a Defensoria Pública de Pernambuco participa, em parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público. O primeiro ocorreu no Centro de Triagem - COTEL, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, nos dias 14 e 15 de julho.

    Naquela unidade prisional, foram atendidos cinqüenta e um sentenciados. Desse total, houve 13 progressões de regime, 03 livramentos condicionais; 26 encaminhamentos para outros presídios, 04 alvarás de solturas, entre outras medidas.

    O segundo ocorreu na Colônia Penal Feminina do Recife, na última quarta-feira (22 de julho), onde foram impetradas 21 petições (14 progressões de regime, 05 livramentos condicionais, 02 transferências), e 22 outros pedidos (carta guia, sentença, parecer psicossocial, relatório de remissão), perfazendo um total de 43 atendimentos. A ação continua na Penitenciária Agrícola de Itamaracá e no Presídio de Igarassu.

    De acordo com a Defensora Pública Helane Malheiros, que atua na Vara de Execuções Penais, a experiência no Mutirão em conjunto com magistrados e promotores está sendo bastante proveitosa. "Isso ajuda a minimizar a superlotação nos presídios e ao mesmo tempo, repassar para o reeducando a sua real situação jurídica e, o encaminhamento que vem sendo dado ao processo", frisou.

    De acordo com o Juiz Abner Apolinário da Silva, da 1ª Vara de Execuções Penais, o engajamento da DPPE nos Mutirões é fundamental e prioritário no encaminhamento dos processos e nas resoluções. "Posso dizer, sem sombra de dúvida, que sem a atuação da Defensoria Pública - a gênese do sistema judiciário - não teríamos obtido o resultado já alcançando à cada ida aos presídios", enfatizou, parabenizando o trabalho da Defensora Helane Malheiros.

    • Publicações255
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-participa-de-mutiroes-de-execucoes-penais-no-sistema-penitenciario-do-estado/1580081

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)